sexta-feira, julho 21, 2006

Você já sorriu hoje ?

Você já reparou que existem pessoas eternamente insatisfeitas e mal humoradas? Se estão trabalhando, estão extremamente ocupadas, cansadas, sem tempo para nada. Se não estão trabalhando, estão largadas no marasmo, sem ânimo para nada, com exaqueca e depressão. Parecem aqueles personagens de tira de quadrinhos, os quais a nuvem paira sobre a cabeça todo o tempo. Algumas pessoas distribuem nervosismo e mal estar por onde passam. Se nos fazem uma visita, falam muito de si mesmos, de suas conquistas e reclamam tanto de seus próprios problemas, que nem percebem as conquistas ou problemas alheios. Deixam o ar pesado, o ambiente agitado, o clima angustiante. São pessoas que nos fazem mal.

Por outro lado, existem pessoas que nasceram para o bem. Por onde passam distribuem sorrisos. São almas generosas que querem primeiro saber da sua vida, vibrar com suas conquistas e consolá-lo com seus problemas. Seres iluminados que num simples telefonema já nos transmitem paz e alegria. São pessoas que nos fazem bem.

É fácil identificar em nosso círculo de amigos e conhecidos pessoas que nos fazem bem e pessoas que nos fazem mal. Difícil é nos classificarmos em um dos grupos. Todos queremos ser pessoas que fazem bem às demais. Ninguém é desagradável por vontade própria. Não desejamos só falar de nós mesmos e não dar ouvidos aos outros ou inspirar sentimentos negativos. Desejamos ser pessoas agradáveis a todos.

Então, é necessário refletir quanto ao nosso comportamento. Olhamos nos olhos e sorrimos o suficiente? Será que sabemos dar um telefonema oferecendo ajuda a quem precisa? Estamos disponível para os que precisam nos falar, e, sabemos escutar com interesse, fazendo perguntas pertinenetes e observações relevantes? Enfím, quantos sentimentos positivos espalhamos ao nosso redor é a questão.

Antes que uns e outros atribuam seu comportamento à vida moderna e corrida que levamos, deixe-me fazer algumas considerações. Se acordamos bem dispostos, dando bom dia já dentro de casa. Se quando passamos cumprimentamos o porteiro, sorrimos para o segurança, conversamos com o ascensorista. Toda a energia positiva que distribuimos, volta para nós mesmos. Simples assim como uma teoria de física. Nada se perde, tudo se transforma. Toda energia positiva gerada por você não irá ser desperdiçada. Irá ser transformada em seu próprio benefício. Isto significa que quando você acordar se sentindo mal, todos em sua casa vão querer saber o que houve para poder ajudar. Quando estiver apressada e esquecer de cumprimentar o porteiro, este vai sorrir e comentar que hoje você está atrasada e vai se adiantar para abrir a porta. Significa que se passar direto pelo segurança, esse vai perguntar a você se está tudo em ordem, que o ascensorista do elevador vai respeitar seu silêncio e observar que a vida é assim mesmo, uns dias são mais difíceis que outros. Enfím, se você distribui energia positiva, vai receber energia positiva de volta mesmo quando você estiver num mau momento. Afinal, ninguém está livre de passar numa situação difícil, um momento triste.

Desta vez vou homenagear Paulo Coelho, citando uma frase dele: "O universo todo conspira a nosso favor". Isto significa que a energia positiva não voltará apenas em pequenos gestos, como descritos acima. Esta energia positiva quando distribuída, gera uma "conjunção favorável" para que todos os nossos desejos se realizem, quer seja um emprego, um carro ou uma casa. Sei que parece exagero, mas, comigo sempre funcionou assim. Quanto mais sorrisos distribuo, mais coisas boas me acontecem.

O importante, se você não conseguiu se classificar como gostaria, é ter se dado conta disso. A partir desta premissa fica mais fácil se modificar, tentar liberar a energia positiva, que todos temos disfarçada sob a capa de pessoa atarefada e apressada. Deixe essa enrgia positiva aflorar por todos os seus poros, deixe o ar a sua volta ficar mais leve e o ambiente mais alegre. Sorria mais, discuta menos. Seja alguém melhor e atraia para perto pessoas melhores. O universo irá conspirar a seu favor e realizará seus desejos. Deixe que o destino se encarregue de afastar as pessoas que não te fazem bem. E seja, a cada dia, mais feliz.

5 comentários:

Unknown disse...

O problema, Olga, é que as pessoas "negativas" raramente conseguem olhar no espelho e se ver "negativas". Elas também se acreditam positivas, merecedoras de que o universo conspire a seu favor. E culpam a todos, exceto a si mesmas, por sua "má sorte".

Reconhecer a própria deficiência não é para qualquer um.

Beijos, amiga!

Lisavieta disse...

Ihhhhhhhhh... tem gente q parece o próprio "garoto enxaqueca"... tudo está sempre ruim, ou poderia estar melhor. Essas pessoas tendem a sugar a energia daqueles q tentam ver o lado aprazível das coisas - inclusive as aparentemente sem graça!!!!!!!
Essas pessoas tendem a se achar vítimas, coitadas e passivas, e esquecem de viver, em nome desse desgosto!!!!!
Mas o mais complicado para essas pessoas é, certamente, olhar para o próprio umbigo (provavelmente não vão gostar do q vão ver!!!).
Um grande abraço,
Lisa

Anônimo disse...

Olguinha

Li uma vez num mural de minha escola o seguinte: "Quando eu nâo sorrir para você é porque estou precisando do seu sorriso". Sempre procurei seguir esse pensamento. E um dia eu realmente precisei que sorrissem para mim....
Ainda bem que já posso voltar a sorrir para alguém...

Anônimo disse...

Olga , muito pertinente sua crônica de hoje .
Muito importante declarar como somos necessários ao outro , nossas reações humanas quando exteriorizadas podem modificar um momento de aflição amenizando o dia de alguém ,com uma simples e rápida atitude : um sorriso .
É um exercício humano de doação .
Amei .
Bom final de semana ! Com muitos sorrisos .
Beijos

Antônio Crotti disse...

Oi Olga!
Gostei muito das suas crônicas. Penso que se todos refletissem sobre a vida como você o faz em seu blog, e colocassem as reflexões em práticas, as relações humanas seriam mais leves e sinceras.
Parabéns pelas crônicas e pela inspiração!
Grande abraço!
p.s.: muito obrigado pelas suas visitas ao "nosso" blog!!!